top of page

Resenha: "Mentirosos"


Título: Mentirosos

StartFragment

Autor (a): E. Lockhart

Número de páginas: 272

Editora: Seguinte

Nota: ✫✫✫✫✫

Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Resenha: De fato existem livros que fazem com que o leitor leve um verdadeiro "tapa na cara", ou seja, quando você se auto denomina o esperto, e acha que descobriu o mistério do livro, o autor vem e joga um verdadeiro balde de água fria, e isso aconteceu, quando li mentirosos. Literalmente o livro faz juz ao nome, posso afirmar que é uma trama bastante envolvente e você não vai conseguir parar de ler.

Vou começar falando da narrativa de E. Lockhart, a forma em que ela escreveu mentirosos, traz um ar tão real para a estória, que faz com que o leitor se sinta de fato um personagem, sua escrita ao mesmo tempo que é fácil de ser compreendida, traz um que de mistério. E provavelmente, de início você não entenderá o que está acontecendo no livro, mas, com o decorrer da estória, as coisas começam a fezer sentido, o que é maravilhoso.

A capa e a diagramação, também me agradaram muito, pelo fato de que a capa descreve exatamente o livro, inesperada e misteriosa.

A trama é basicamente narrada na ilha particular dos Sinclair, uma familia americana rica, que coloca os seus interesses acima de tudo e de todos. Consequentemente os jovens Cadence, Johnny, Mirren, e Gat (este ultimo que mesmo não sendo exatamente da família, fora aceito na ilha), não estão alheios aos interesses de seus familiares, e tendem a ser como eles.

Os quatro jovens criam o grupo "mentirosos" aos oito anos, quando foram passar o primeiro verão juntos na ilha (o verão dos oito). Mas suas vidas, comecam a mudar de fato no verão dos quartorze, quando eles começam a perceber que a amizade cultivada a muitos anos, não era bem o que pensavam.

Com o decorrer da estória, é notório que à um pouco de romance, mas não se engane, nada é o que parece ser. E depois de um terrível e misterioso acidente no verão dos quinze, Cadence fica afastada da ilha e só volta dois anos depois para tentar entender o que aconteceu, porém, é ai que começam várias surpresas.

No entanto, na minha opinião o "balde de água fria, veio com bastante gelo" no final do livro, porque o que acontece não é de se esperar, o susto que eu acabei levando, me fez perceber que a escritora realmente queria surpeender.

De qualquer forma, é um livro que recomendo muito, principalmente pela crítica social muito presente e também para quem gosta de um bom suspense e uma leitura rápida e envolvente, acho que mentirosos é o livro certo.

EndFragment

Destaque
Categorias
bottom of page